2-tionenetours-campanha2

Cenotes no México: os passeios mais procurados!

O México atrai milhares de turistas, diariamente, por sua peculiaridade. Uma delas, são os cenotes: cavidades naturais que são resultados de um colapso de rochas, que ao longo do tempo, formaram lagos cristalinos e hoje são os principais pontos turísticos da região de Cancún.

A maioria dos cenotes se encontra na Riviera Maya que é uma rodovia que liga Cancún a Tulum e por aí, encontram-se diferentes cenotes com características semelhantes porém ambientes completamente distintos uns dos outros. A Tio Nenê Tours seleciona neste post alguns dos passeios que incluem Cenotes e dá dicas de quais Cenotes conhecer para quem vem à Cancún e região.

O Cenote dos Ojos:

Fica entre Playa del Carmen e Tulum e é um dos mais queridinhos pelos turistas. Tem mais de 60 km de extensão e sua profundidade chega a 17 metros. Seu nome foi dado porque tem duas cavernas circulares unidas, como se fossem, “dois olhos”.

Na Tio Nenê Tours, fazemos este passeio unindo outros dois pontos turísticos super requisitados: as ruínas de Tulum e o um incrível final de tarde, na Quinta Avenida, em Playa del Carmen.
Este passeio foi criado exclusivamente por nós, da Tio Nenê Tours, e embora outras companhias hoje em dia já façam, na Tio Nenê o passeio é sempre mais incrível.

dos-ojos-6

Gran Cenote:

Localizado ao norte de Tulum, é um dos mais populares da região pra quem quer nadar e fazer snorkeling. O acesso é fácil e a cor é espetacular. Também é possível fazer mergulho de cilindro, pra quem tem certificado.

Gran-Cenote-Tulum

Cenote Azul:

Perto de Playa del Carmen, o Cenote Azul é do tipo todo aberto, como se fosse um rio. O que significa que recebe muita luz do sol. Algumas partes do cenote são bem rasas, o que é ótimo pra quem vem com crianças. Você até pode ficar sentado sobre as pedras, dentro da água. E nele, é possível ver vários peixes.

cenote-azul-k

Observação importante: na Tio Nenê Tours, logo teremos como novidade um novo passeio que inclui tanto o Cenote Azul quanto o Gran Cenote. O passeio será incrível, fique atento as novidades!

Ik kil:

Bem próximo as ruínas de Chichen Itza, e mais afastado de Cancún, é o mais conhecido dentre os famosos “Cenotes Sagrados”. Nestes cenotes, os maias costumavam fazer sacrifícios aos deuses, atirando corpos de mulheres, crianças e animais, como forma de sacrifício. Ele tem 60m de diâmetro e é acessado por uma escada. As águas desse cenote ficam à mais de 20 metros abaixo do nível do solo. Ao redor, a vegetação nas paredes de calcário e as raízes penduradas completam o cenário.

Cenote Ik Kil_paraisos_mundo_paisagem_viagensMexico_httpdicasfemininas-su.blogspot

Cenote Suytun:

O significado do nome Suytun é “centro de piedra”. Ele tem uma passarela de pedra no centro e isso deixa o local ainda mais exuberante, único e charmoso.

Ele fica na rodovia que conecta Valladolid com Puerto Juarez e pode ser feito combinando o tour de Chichen Itza também. É um cenote fechado, que é localizado abaixo da terra (tipo caverna) e tem uma entrada de luz que ilumina seu interior e ressalta ainda mais a beleza da água turquesa.

É possível descer por escadas até o cenote e também conta com iluminação artificial. Ao olhar para cima, é possível desfrutar das formações naturais que encantam. Fazemos esse passeio combinado com Chichen Itza para grupos privados.

cenote-suytun-mexico-0717-1400x934

Xenotes:

É um parque da rede X (mesma do famoso parque Xcaret), e contem todos os diferentes tipos de cenotes: aberto, fechado, semi aberto.

Em cada cenote, é possível fazer uma atividade. É um circuito incrível em meio às peculiaridades do México. É possível fazer rapel, de maneira totalmente segura, no cenote da terra. Deslizar por tirolesas, no cenote do ar. Nadar e fazer snorkel, no cenote da água e passear de Kayak pelo cenote do fogo. E ao finalizar as atividades, termine o dia com um picnic em meio à natureza exuberante.

maxresdefault

Dicas e informações de Cenotes:

  • A água é fria: bem mais que a água do mar.
  • Alguns cenotes são muito profundos: mas a maioria disponibiliza coletes salva-
    vidas e snorkel para alugar.
  • Chegar nos cenotes pode ser dificil: pra quem quer conhecer, o ideal é sempre
    contratar um tour, porque a maioria dos cenotes ficam afastados da estrada
    principal e os ônibus públicos não entram nas estradas de terra. Sendo assim,
    quem quer ir de van ou ônibus publicos, acaba tendo que caminhar por vários
    minutos até chegar nos cenotes.
  • Por conta da preservação na maioria dos cenotes é necessário tomar uma
    ducha (fria) antes de entrar pra retirar protetores solares e repelentes de
    insetos do corpo.
  • O uso de protetor solar biodegradável é indispensável, nem pense em utilizar
    protetores normais.
  • O mergulho com cilindro em cenotes e cavernas é apenas para quem tem
    certificado com especialização em cavernas.

About the author: Tio Nenê Tours