2-tionenetours-compras

Compras em Cancún – Lembrancinhas e Souvenirs

Voltar pra casa com um pedacinho do lugar visitado é algo que todo mundo quer. E pra quem viaja para Cancún não é diferente.

Existem diversas opções de compras de lembrancinhas para marcar ainda mais a visita ao México e a cultura maia e diariamente surgem dúvidas sobre onde comprar, o que comprar e quais os valores desses presentes.

Por todos os lados, é possível ver lojas, barraquinhas e até mesmo estantes nos supermercados lotadas de souvenirs em Cancún e Playa del Carmen. Embora os preços sejam similares, existem lugares que são muito mais caros, outros que a variedade é maior e outros que você pode aproveitar e comprar além de souvenirs, com o caso do Walmart.

E neste post vamos dar dicas sobre isso.

Onde comprar lembrancinhas em Cancún?

Os lugares mais procurados e mais famosos para compras de lembrancinhas em Cancún são, sem dúvidas, o Walmart e o Mercado 28.

Para quem não conhece o Mercado 28 é um mercadão à céu aberto, com várias barraquinhas e uma infinita variedade de produtos. O legal desse local, é que qualquer coisa que você estiver procurando você certamente vai encontrar ali e como os donos das barraquinhas estão ali para negociar, muitas vezes o turista consegue comprar e pechinchar e acaba saindo de lá com mais produtos nas mãos do que esperava porque conseguiu um preço melhor.

Outro lugar bastante conhecido para compra de lembrancinhas em Cancún é o Walmart. No Walmart não é possível negociar e pechinchar preços e a variedade não é tão grande.

Porém o Walmart também tem suas vantagens: é possível comprar outros produtos estando ali como bebidas alcóolicas, cosméticos (maquiagens, perfumes e produtos de beleza) baratinhos, além de guloseimas e coisas para casa e até mesmo brinquedos (é um ótimo lugar com ótimos preços) então muitas vezes o turista que tem o tempo mais corrido acaba preferindo ir somente no Walmart e já comprar tudo de uma vez.
Além do mais, pechinchar só é possível se você vai comprar em grande quantidade, portanto, se a ideia é comprar só o básico de lembrancinhas nem no mercado 28 vai ser possível pechinchar, então o Walmart pra quem quer só o básico pode ser ideal.

E por último, tem quem odeie muvucas e ambientes bagunçados e por isso a preferência é ir no Walmart, que tem ar condicionado, menos gente e as prateleiras com os souvenirs vêm super organizadas e acaba sendo bem mais prático.

Pra quem tem tempo de sobra no local, vale a pena conhecer os dois, e passar um dia explorando o centro de Cancún. No fim, você acaba comparando preços e decide onde e o que é melhor comprar em cada lugar.

A57A5864 mercado-28 43121c1d27d90cf3c1f058209c263d6b Mercado-28 (1) walmart
Resumindo então:

Vantagens e desvantagens em relação à Walmart e Mercado 28:

– Se a ideia é comprar em grandes quantidades, no Mercado 28 você consegue pechinchar e acaba tendo um desconto maior. No Walmart os preços são fixos.

– Se a ideia é comprar só o básico, o Walmart acaba tendo os mesmos valores do Mercado 28 e é mais organizado.

– Embora o mercado 28 ofereça grande variedade de produtos, é possível encontrar praticamente todas as lembrancinhas mais procuradas como caveirinhas, chaveiros, cinzeiros, enfeites de casa, copinhos de tequila, molhos e pimentas mexicanas no Walmart.

– No Walmart, o turista acaba encontrando outros produtos e aproveita o tempo pra comprar outras coisas também.

– O Walmart é mais organizado e tem menos gente. No Mercado 28 a muvuca é grande, é a céu aberto e muita gente oferecendo produtos o tempo todo.

– O Mercado 28 também tem barquinhas de comida típica mexicana e restaurantes típicos e baratinhos por ali, então, pra quem tá com tempo, vale a pena ter uma experiência gastronômica bem típica do país (não esperem nada sofisticado, lá é simples mesmo mas é típico).

Supermercados Chedraui:

Na Zona hoteleira, existe um supermercado conhecido como Chedraui Selecto e lá também é possível comprar lembrancinhas de Cancún.

A variedade é bem menor que nas opções acima, mas voltamos a bater na tecla de quem quer só o básico vai certamente encontrar o que precisa. Os preços são iguais aos do Centro (Mercado 28 e Walmart), tudo muito organizado e ele fica na própria zona hoteleira de Cancún o que faz com que o turista não tenha que se deslocar até o centro e perder mais tempo.

Dica: visita o Chedraui no dia da sua chegada, aproveite pra comprar coisas como: produtos pra cabelo, protetores solares, equipamentos de snorkel, toalhas e coisas que considera necessário para a sua estadia em Cancún (muitos turistas fazem isso) e aí, dê uma fuçada nas lembrancinhas. Se você encontrar tudo que estava procurando e o tempo é curto em Cancún, não tem necessidade de ir mais longe.

cancun-mexico-27-november-2015-the-new-super-chedraui-selecto-supermarket-at-zona-hotelera-in-the-evening_b3gzmcgt__F0000

Lembrancinhas e souvenirs mexicanos em Playa del Carmen:

Playa del Carmen é ainda mais fácil de comprar lembrancinhas porque na cidade, tudo fica concentrado na Quinta Avenida. Não é difícil se locomover por lá, o centro é pequeno e as lojinhas estão todas ali. Diferente de Cancún, não tem necessidade de pegar ônibus e ir longe pra ficar pesquisando as opções de produtos. Uma loja fica ao lado da outra, e é só passar um final de tarde passeando pela Quinta Avenida e ir entrando nas lojinhas e comparando preços e produtos, no mesmo dia você já sai com tudo em mãos.

Em Playa del Carmen – e muito próximo da Quinta Avenida – é possível encontrar um Walmart também e lá também é possível comprar as lembrancinhas. Os preços são similares. Como é tudo muito próximo, a nossa dica é: curtam o passeio nas ruazinhas de Playa e entrem nas lojas que parecem ser mais legais.

Fifth-Avenue-playa-del-carmen Playa-Del-Carmen-Quinta-Avenida

Chichen Itza:

Além de um show de cultura é lá que vocês compram aos melhores preços Para o turista que vai visitar Chichen Itza, melhor esquecer de comprar no Walmart ou no Mercado 28 ou em qualquer outro lugar: Chichen tem os melhores preços de souvenirs que vocês irão encontrar.

Porém é importante ressaltar que as lembrancinhas têm bons preços na entrada das ruínas e não na aldeia maia que os ônibus ou vans das operadoras param antes de chegar em Chichen. Nas aldeias os preços são caríssimos, então a dica é esperar chegar nas ruínas e na entrada tem barraquinhas. Talvez a variedade não seja tanta, mas os vendedores ali estão super dispostos a negociar e vender a preços 3 ou 4 vezes mais baratos do que nas lojas do Mercado 28 ou mesmo do Walmart. Vale muito a pena conferir!

Dica: faça o passeio, negocie e pechinche o máximo, compre tudo que gostar e depois, se ficar faltando alguma opção que não encontrou lá, visitem os outros lugares pra tentar encontrar.

chichen-itza-mexico-stalls2-1600x1200

Outras dicas válidas:

– Lugares como Walmart e supermercado Chedraui, vale mais a pena pagar em dólares porque o tipo de cambio do estabelecimento é sempre maior ao das casas de câmbio. Sendo assim, o turista ganha na conversão. Porém, o troco será sempre em pesos, mas ainda assim, é bom ficar com pesos trocado para coisas do dia a dia (táxi, onibus, gorjetas, lanches, etc).

– Mesmo pagando em dolares, não adianta dar uma nota de U$100,00 para uma compra de U$10,00. Eles não irão aceitar porque eles não são casa de câmbio. Se fosse assim, todo mundo iria nesses lugares, compraria uma coisinha barata e tentaria trocar os pesos porque compensaria mais que nas casas de câmbio. Então, funciona assim: para compras de até 10 dolares, dar notas de no máximo 20. Para comprar de 20 a 50, notas de 50 e para compras de até 100, ai sim pode dar uma nota maior.

– Alguns estabelecimentos não aceitam notas de 100. Pode parecer piada, mas as vezes você compra U$90,00 em produtos e eles mesmo assim não aceitam a nota de 100. (Não sabemos muito bem por quê, mas levem notas trocadas. Pode até ser 2 notas de 50).

– Molhos e pimentas é necessário levar na mala que despacha e não na mala de mão.6

E ai, gostaram do nosso post sobre compras de lembrancinhas em Cancún e região?

Caso a gente tenha deixado alguma informação relevante, nos avisem e a gente acrescenta aqui!

About the author: Tio Nenê Tours