Meu passeio em Tulum

Hoje foi minha primeira visita à Tulum. Confesso que as expectativas eram grandes, e não poderia ter surpresa melhor: o passeio é incrível!

Pontualmente, a van da agência Tio Nenê Tours me pegou no centro da cidade de Cancún em um dos meus primeiros dias por aqui. Passamos em mais 2 hotéis e em seguidas fomos rumo à Tulum.
O passeio já começa em si com um grande diferencial: ao invés de  irmos em ônibus e ficarmos igual ”pinga-pinga” de hotel em hotel, a Tio Nenê Tours manda vans de até 14 pessoas para que os grupos sejam reduzidos e não tenhamos que perder muito tempo indo em diversos hotéis.
Além disso, a van reduzida deixa o clima mais legal porque todo mundo acaba o passeio com muita satisfação e amizades para toda a vida.
Na van fui com mais 10 passageiros e fiz amizade com os cariocas que estavam passeando junto a mim neste dia. Desde o início já comentei: ”estou começando a trabalhar na Tio Nenê e vim conhecer o passeio. Então me considerem um turista que vai estar provavelmente boquiaberto com toda a beleza do lugar”. Todos riram.
27073147_1033021973496633_5108174699728933767_n
Chegamos em Tulum na hora prevista. O nosso amigo Viento (motorista e guia que acompanha os grupos de Tulum na agência Tio Nenê) nos levou até a entrada de Tulum e nos apresentou para um guia oficial do parque (todos os guias Tio Nenê acompanham a gente no passeio inteiro mas dentro de Tulum quem dá um show de explicação são os guias oficiais do parque. A Tio Nenê preza muito pela aula de cultura nos passeios e por isso, ninguém melhor do que os guias certificados de Tulum pra deixar a gente ainda mais maravilhado com a história do povo maia). Eu até me arriscaria contar um pouco da história aqui, mas deixo os curiosos de plantão com a curiosidade aguçada porque Tulum vale a visita.
27336982_1033022093496621_5821870278312154375_n
Na entrada o guia oficial já estava nos esperando e nos acompanhou durante todo o trajeto explicando a história do local de onde viviam os maias. O lugar é incrível, a atmosfera é contagiante, a beleza das ruínas de frente para a ”praia mais bonita da região” é surreal! Além disso, temos várias amigas iguanas caminhando por aí pra deixar o clima ainda mais mexicano.
tulum6
O passeio é bem quente, imagino que em uma época de verão seja ainda mais, mas o mar incrível ali da frente compensa. Tomamos um banho refrescando e ficamos ali, admirando aquela paisagem exuberante e curtindo aquela água gostosa. A temperatura da água por aqui é ótima, não é nada gelada como no Brasil (espero que no verão refresque também, rs).
tulum3
Depois fomos para o tão inesperado Cenote dos Ojos. O ”cenote mais bonito da região”, segundo os próprios locais, por ter as águas mais cristalinas. A água sim, aqui é bem gelada, mas nada que não dê pra aproveitar. Pulamos na água, brincamos, demos risada e curtimos bastante. Você também pode alugar equipamentos de snorkel – o que não está incluso no passeio – mas não senti necessidade. Almoçamos por ali mesmo e tinham opções diferentes de prato… Com frango, peixe, você escolhe. O prato vem montado e com direito à uma bebida por pessoa. A comida é bem gostosa, nada apimentada e vem uma porção que satisfaz qualquer comilão. Achei rápido, prático e organizado.
tulum7
No entardecer seguimos para a rústica Playa del Carmen. Playa é uma cidade cerca de 1 hora de Cancún com um clima completamente diferente de Cancún. É um clima mais rústico, com muito europeu e vários mochileiros andando nas ruas. A ideia lá é andar a pé pela Quinta Avenida, ver as lojinhas e aproveitar os barzinhos da região. Tem várias lojas de artesanato local e lembrancinhas mexicanas, os preços são bacanas e tem casas de câmbio a cada 10 metros. Também tem bastante caixa eletrônico pra sacar dinheiro. A Quinta Avenida fica à uma quadra aproximadamente do mar, então quem quiser dar um pulo na praia durante este passeio, pode tranquilamente. A gente fica cerca de 2:30h em Playa, o que dá pra conhecer por tudo ali – a Quinta Avenida, pelo menos onde tem o movimento, não é grande e dá pra conhecer a parte principal em menos de 1 hora. Bom, para as mulheres que gostam de comprar, acredito que 2 horas seja suficiente, rs.
tulum4
Não poderia deixar de ressaltar que além do passeio ter bastante cultura, beleza natural e ser extremamente organizado, em uma van para poucas pessoas e só brasileiros e clientes Tio Nenê Tours, temos o trabalho dos nossos excelentes guias! O nosso Guia e motorista foi o Viento, que nos acompanhou em cada segundo do passeio, conhece a região como ninguém e como muitos dizem ”os guias TIO NENÊ são os queridinhos dos turistas para fazer este passeio à Tulum”. Todos querem eles porque são além de prestativo, divertidos e conhecem a região com a palma da mão. O passeio fica rico em cultura mas recheado de diversão e amizades pra toda a vida!
27459830_1033021870163310_5755553843601672725_n
Adorei e com certeza foi um dos meus passeios favoritos de Cancún.
27337374_1033021910163306_1844830082805031638_n
Daria uma nota 10, e considero imperdível até pra quem não ama história pois a parte histórica não é muito tardada e dá tranquilamente pra pessoa ir à praia enquanto os outros têm a visita guiada.

About the author: Tio Nenê Tours