O que levar para Cancún: preparando a mala – Dicas Infalíveis

Viajar é uma delicia e não existe nada melhor do que estar em um local e sentir que trouxe as roupas e acessórios apropriados pra curtir a viagem sem stress e sem incômodo. E com Cancún não é diferente: há dúvidas sobre o clima – se chove, se venta, se faz frio, sobre o estilo das pessoas e até mesmo a programação da sua viagem para Cancún e região pode influenciar na escolha da vestimenta, acessórios e cosméticos a levar na viagem.

É importante levar todos os fatores acima em consideração e claro, alinhar com o que faz você, viajante, se sentir bem.

O lado bom de viajar pra Cancún é que cada um se veste de um jeito, e por ser um local muito turístico, as pessoas não costumam ficar apontando o dedo ou julgando o jeito de se vestir do vizinho. É um lugar livre, praiano e se vestir como você se sente bem é definitivamente o segredo para se dar bem na sua viagem à Cancún.

Preparamos algumas dicas do que levar na mala levando em consideração os fatores importantes como: clima, estilo e programação ou perfil do viajante. Vamos lá?!

A mala de mão é muito importante:

Muita gente se pergunta: ‘’pra que levar mala de mão? Só vai me atrapalhar no caminho.’’ Ou ‘’nada melhor do que viajar de mãos livres’’. Pois bem, ja parou pra pensar nas consequências de uma conexão perdida? Um avião com pane e você sem acesso às suas bagagens? Ou mesmo – e ainda pior – você já teve uma mala extraviada?! Acho que qualquer mala pequena de mão faz a gente esquecer do aborrecimento maior que é não ter acesso aos seus objetos pessoais e ainda ter a dor de cabeça e gastos maiores de ter que comprar algum item em uma viagem.

Nossa primeira dica certamente vai ser: leve uma mala de mão com itens que considera importante caso tenha alguma situação inusitada. Por exemplo:

– Alguns itens de higiene como: escova de dentes, pasta de dentes, caixinha para lentes de contato (caso você use), shampoo a seco, hidratante labial (dicas para quem quer se manter hidratado porque nos vôos a pele e os lábios tende a ficar bem seca), e ate mesmo um sabote e um shampoo tamanho mini. É importante pensar, ao escolher itens de higiene, que: nenhuma bagagem de mão pode ter itens com mais de 100ml de líquido, então, leve tudo em miniatura e tenha certeza que não ultrapassa os 100ml exigidos pelas companhias aéreas.

– Levar jóias e acessórios na mala de mão também é sempre uma boa ideia: já pensou ter objetos de valor roubados na bagagem despachada? Assim como tudo que é pequeno e de marca: bolsas, acessórios, computador, câmera profissional, etc.

– Levar umas 2,3 trocas de roupa que combinem com o estilo do local e que possam ser usadas nos primeiros dias da sua viagem: mala extraviada e você tem passeio no dia seguinte – já pensou? Então por que não verificar sua programação nos primeiros dias, separar as roupas adequadas para isso e já deixar na mala de
mão?

Lembre-se: mala extraviada pode demorar até 3 dias pra chegar no seu hotel (na pior das hipóteses ela não chega, mas dificilmente – MESMO – isso acontece. Na maioria das vezes a mala chega no dia seguinte no hotel de vocês).

– Um sapato mais arrumadinho e outro mais para o dia a dia: no caso de Cancún, um chinelo e uma sandália (pode ser rasteirinha mesmo) para aproveitar passeios e uma voltinha no centrinho à noite.

Ideia de mala para 7 dias em Cancún:

Homem:

– 3 bermudas ou sungas

– 10 cuecas

– 5 shorts

– 10 camisetas ou regatas

– 3 camisetas mais arrumadas para a noite, ou camisa pólo

– 2 bermudas mais arrumadinhas

– 2 calças jeans

– 1 par de chinelos

– 1 sapato confortável para sair à noite

– Óculos de sol

– Chapéu de praia

Mulher:

– 10 calcinhas

– 5 sutiãs

– 3 conjuntos de biquíni

– 3 shorts de dia a dia

– 7 camisetas ou tops de dia a dia

– 2 shorts ou saias mais arrumadinhos pra noite

– 4 tops mais arrumadinhos pra noite

– 3 saídas de praia (vestido, batas longas, etc)

– 4 vestidos

– 1 par de chinelos

– 1 rasteirinha

– 1 sandália com salto baixo (aqui quase ninguém usa salto à noite, muito pelo contrário, tem gente que vai de chinelo na balada. Caso você realmente sinta necessidade, pode trazer salto, mas caso queira, não tem problema ir pra balada bem à vontade).

– Oculos de sol

– Chapéu de praia

Dicas legais:

Existem hoje, muitos maiôs mais arrumadinhos perfeitos para aquela Beach party ou aquele clube de praia animado. Por exemplo, no Mandala Beach (beach party de Cancún), as meninas se vestem muito assim: maiô com cortes diferentes, shorts
jeans ou branquinho e chinelo. Então pra quem quer uma mala ainda mais compacta, pode apostar nos bodies ou nos maiôs mais arrumadinhas que dá pra usar tanto na praia quanto em um clube ou até mesmo a noite, na balada. Acreditem: Cancún é muito tranquilo em relação à vestimenta. Playa del Carmen, mais ainda.

Dicas valiosas para a mulherada:

– Talvez você, viajante, nunca tenha ouvido falar mas: a água de Cancún é terrível para nossa pele e cabelo (para a dos homens também, mas quem mais sente são as mulheres sem duvidas) então muitas vezes precisamos tomar medidas importantes para não ter stress na viagem: cremes hidratantes para corpo, mão e lábio e muita máscara reconstrutora e leave in para proteger os fios dos cabelos (faremos posts mais específicos com dicas de produtos pra comprar mas é sempre bom ver o seu tipo de pele e de cabelo e falar com um profissional da área para te ajudar na escolha).

– Água termal para o rosto e corpo e muita muita e muita água para hidratar bastante: o mar de Cancún é muito salgado, a temperatura é elevada e a água do chuveiro também tem sal – haja água para hidratas nosso corpo da maneira que ele precisa, não é mesmo?

– Maquiagem leve: tudo derrete. Sabe aquela base que quase não cobre? Ou aquele pó com proteção solar que você nunca usa? Chegou a hora de usar! Deixe de lado as bases e corretivos pesados que fazem a sua make poderosa na hora de ir pra balada, e introduza um novo estilo pra você mesma: ao natural. O clima de Cancún é extremamente úmido. Você sai do chuveiro e de repente já está úmida e suada, então desencanem das maquiagens poderosas.

Outras dicas importantes:

– Não esqueça de levar bastante protetor solar porque o calor e o sol de Cancún são de outro mundo (mesmo em pleno inverno faz muito sol e calor na maioria dos dias). O protetor solar, para a maioria dos passeios e para nadar no mar, deve ser biodegradável, já falamos da importância do biodegradável aqui: http://www.tionenetours.com.br/protetor-solar/.

Em caso de ir aos cenotes, não usem nenhum tipo de protetor no corpo. Não existe necessidade visto que a maioria é fechado ou semi aberto, e tem bastante sombra nos locais.

A programação também pode interferir na hora de fazer as malas para Cancún:

Dependendo do que você vai fazer ao chegar em Cancún, a sua mala deve ser diferente e mais adequada para tais atividades. A maioria das pessoas vêm à Cancún para relaxar nas praias paradisíacas, fazer snorkel nos arrecifes de coral, passear pela Quinta Avenida de Playa del Carmen ou descobrir a cultura maia nos passeios turísticos, como Tulum e Chichen Itza. E claro, sem esquecer da vida noturno super agitada e das baladas Coco Bongo ou do grupo Mandala.

Mesmo juntando toda essa programação em uma única viagem, você não fugir do clima praiano de usar: shortinhos, bodies, rasteirinhas e cabelo ao natural.

Mas é claro, se a ideia é vir em lua de mel e curtir os restaurantes mais sofisticados de Cancún e as baladas VIP de Tulum, você pode ousar nos vestidos longos, com sandálias de salto baixo e grosso. Ousar também nos acessórios para dar aquele ‘’ual” no seu look e também saias longas e roupas de tecidos finos como seda, podem ser uma pedida para ficar ainda mais incrível. Veja que mesmo as festas para publico ‘’selecionado” em Tulum, por exemplo, a vestimenta é bem ‘’roots” e natural. Então, com todo o luxo e glamour que a região pode oferecer, o clima praiano não vai embora nunca! Para os homens, não existe essa obrigação de vestimenta, com calças, sapatos finos e camisas de manga longa, na maioria dos locais. Mas novamente, caso a ideia seja uma viagem mais luxuosa, recomendamos sim, trazer peças mais arrumadas para curtir com muito glamour.

E no frio? O que levar na mala para Cancún?

Muito medo rola ao descobrirmos que estamos indo viajar para a praia em pleno inverno, não é mesmo? Pois bem: Cancún não existe tanto essa de inverno.

Não vamos mentir e dizer que é calorzão 40 graus o ano todo, porque também não é assim: o inverno existe – e ele chega a uns 20 graus em média à noite – pra alguns isso pode ser frio. Durante o dia as temperaturas são mais elevadas e o sol é predominante na maior parte do dia. Ou seja, as mesmas roupas praianas: biquíni, saída, shorts… Sunga, chinelo e shorts e por aí vai…

Mas a noite, para os friorentos de plantão não podemos deixar de recomendar alguns itens que são importantes a serem considerados: calças (pra quem é friorento mas nem tanto, pode apostar nas calças de linho ou de tecidos mais leves, não necessariamente precisa usar um Jeans em pleno Caribe né?), casaquinho leves como cardigãs e suéters e vestidos longos de meia manga ou mesmo vestidos curtos de manga longa. São roupas para aquele meio clima, nem frio nem calor sabe?

Mas por favor, não deixem de conferir a previsão do tempo e sempre perguntar ao seu assessor se está fazendo frio. Já aconteceu de vir frentes frias em Cancún, são rápidas mas existem: 2,3 dias no máximo e a noite venta bastante e pode chegar a uns 17, 18 graus. E isso pode ser incômodo se você só tem vestido e biquíni na sua mala, não é mesmo?

A mala da família: 

Pra quem viaja com pequenos, adolescentes, marido e papagaio a dica legal é: se você vem em família para passear, relaxar e curtir hotel: economize no vestuário, divida a mala com seus familiares e quem sabe, até pode trazer uma mala vazia para comprar lembrancinhas, cosméticos, e tudo que vocês adoram comprar quando viajam (dicas de compras em outros posts….).

Geralmente quem vem com família e criança pequena quer mais é curtir e não tirar do corpo as roupas de banho, então continuem assim.

About the author: Tio Nenê Tours