Tour de Cenotes
Tour de Cenotes: rota de águas doces!
Certamente você já ouviu falar sobre cenotes quando alguém falou do México para você. Cenotes são poços de água naturais e são muito comuns na região de Yucatán e Quintana Roo, no México. A estrutura dos cenotes vêm de rios subterrâneos. São cavernas que com o tempo ocorreu um colapso da estrutura rochosa que o sustenta. Por isso existem diferentes tipos de cenotes: abertos, semi abertos e parecido com cavernas com apenas um feixe de luz.
Isso significa que nos cenotes abertos, a estrutura toda se rompeu e você consegue ver o que antes era o ”topo” da caverna na parte debaixo do cenote – é como um rio com várias pedras no fundo, com diferentes metros de profundidade. Os semi abertos são rios onde no final forma como uma caverna e os fechados, ainda são cavernas onde caiu pequena parte do topo e há apenas um feixe de luz como claridade interna.
Em nosso passeio exclusivo só de cenotes, vamos conhecer as diferentes estruturas de cenotes: aberto, semi aberto, e fechado “caverna”.
Começamos com o cenote cristalino. O cenote cristalino é um cenote pouco turístico e não fica tão cheio. É um cenote semi aberto: partes dele são totalmente abertas, como se fosse um rio, e partes são fechadas como caverna. E o mais legal é que para quem curte adrenalina, tem uma parte que você pode pular e se aventurar nas águas geladinhas com bastante emoção.
A segunda parada é o cenote Tak be ha, um dos cenotes mais pedidos pelos nossos viajantes, porque além de ser uma caverna gigantesca com diferentes tipos de formações rochosas e pouquíssimos feixes de luz, ele tem a água azul-turquesa. Uma das cores mais impressionantes que você vai ver neste tour. É simplesmente perfeito.
E a última parada, além de ser um cenote incrível e todo aberto, o cenote Wayak, com uma cor indescritível de tão cristalina, será onde iremos parar para comer – a comida típica mexicana com direito à cochinita pibil, tacos, ceviche, etc., uma comida realmente caseira, com tempero típico mexicano, ótimo. Em nossos passeios, a Tio Nenê se preocupa muito com a satisfação dos clientes e poder oferecer uma gastronomia boa qualidade da cultura local é sempre perfeito!
Aproveitamos o cenote Wayak por mais tempo por conta de sua estrutura com espreguiçadeiras, restaurante e lugar para tomar sol, e em seguida nos preparamos para a parte chata: a hora de ir embora. Mas saiba que deste passeio você nunca mais vai se esquecer.
- Traslado ida e volta de Cancún, Riviera Maia e Playa Del Carmen (alguns hotéis no Centro de Cancún e de Playa del Carmen não há traslado, neste caso é necessário consultar com um assessor onde é o ponto de encontro).
- Acesso aos vestiários, banheiros e armários.
- Café da manhã, lanches e almoço (All inclusive o dia todo).
- Bebidas alcoólicas e não alcoólicas (Open bar o dia todo).
- Todas as atividades livres do parque.
- Coletes salva-vidas.
- Equipamento de snorkel.
- Toalhas.
- Fotos profissionais.
- Equipamentos de snorkel.
- Bebidas alcoólicas durante o almoço.
- Toalhas.
- É sempre bom levar uma troca de roupa pois a volta pode esfriar por conta do ar condicionado das vans
- Ir com roupas de banho.
- Roupas leves.
- Não esqueça: toalha, chinelo, protetor solar biodegradável, repelente (se achar necessário) e óculos de sol.
- Sapato anfíbio se você tem os pés sensíveis podem ser uma boa pedida principalmente no cenote Tak be ha.
- Traga água extra, é sempre bom.
- Para entrar nos cenotes é necessário enxaguar o corpo e não ter resíduos de protetor solar ou cremes no corpo e no cabelo.
Fotos da nossa galeria



