Como se locomover em Cancún?

como se locomover

A maior parte dos turistas brasileiros chega à Cancún por via aérea e desembarca no aeroporto internacional de Cancún, que fica a 20 minutos do centro e da zona hoteleira de Cancún. Ele é o mais moderno e o segundo maior do México em número de passageiros transportados. Mas Cancún é uma cidade relativamente pequena, por isso não há muito mistério na hora de se locomover.

O transporte de ônibus em Cancún é eficiente, também existe a possibilidade de alugar um carro e ter um roteiro mais livre ou em alguns casos, andar de táxi por incrível que pareça, é a melhor pedida. Vamos te dar algumas dicas de como se locomover, quando é melhor pegar um táxi e as vantagens e desvantagens de alugar um carro em Cancún. Preparados?

Aeroporto – Zona hoteleira:

Independente do seu perfil viajante, a melhor escolha aqui é sempre contratar um serviço de transfer, seja ele particular ou compartilhado. Chegar de uma viagem de quase 10 horas (ou mais as vezes) e ter um transporte esperando por você não tem preço. Os translados particulares te esperam na área do desembarque, seguram uma plaquinha da empresa com o seu nome ou nome do seu grupo, carregam suas malas e deixam o aeroporto no minuto da sua chegada sentido seu hotel ou casa alugada. Comodidade melhor, não há.
Os translados compartilhados são um pouco mais em conta se você está viajando sozinho (se viajar em 2 ou 3 pessoas vale a pena o privado sempre porque o preço acaba sendo igual), estarão também te esperando na sua saída porém você precis esperar encher a van para deixar o aeroporto. Isso pode ser cansativo e incômodo porque além de esperar, eles param de hotel em hotel. (E parece que o nosso hotel é sempre o último, não é mesmo?).
Existem alguns truques para quem chega no aeroporto e algumas dicas para não cair em ciladas, confira nosso post de Procedimento de Desembarque AQUI.

Para quem quer se aventurar e curtir o famoso busão de Cancún, saindo da aduana você verá o pessoal da ADO (rodoviária). Os onibus vão do aeroporto de Cancún sem paradas até o Centro, o trajeto dura em torno de 30 minutos e custa cerca de 3 dolares por pessoa. O lado negativo é que, você dá a volta na cidade toda para chegar no centro e aí sim, poder ir para a Zona hoteleira. Caso esteja hospedado no Centro é mais tranquilo, caso contrário, na ADO tem que pegar outro ônibus até a Zona hoteleira e mais cerca de 30-40 minutos para chegar no seu hotel.

A opção de pegar um táxi no aeroporto de Cancún é mais cara e desnecessária quando se tem uma viagem bem programada. Os táxis são caros e não têm um preço fixo. Muitos dão preço na hora, não existe taxímetro. Fica difícil chegar tranquilo e programar o bolso assim, neste caso, não recomendamos.

Distâncias do aeroporto:

AEROPORTO – ZONA HOTELEIRA: 22KM
AEROPORTO – PLAYA DEL CARMEN: 55KM
AEROPORTO – TULUM: 118KM

Zona Hoteleira de Cancún:

A Zona hoteleira de Cancún é uma única Avenida que tem cerca de 30km de extensão, cheia de hotéis, clubes noturnos, shoppings e restaurantes.
Por ser uma única extensão, os ônibus vêm e vão de início da Zona hoteleira até o Centro, então fica muito fácil de se locomover: você pode pegar qualquer ônibus, não é incrível?
Além de ser um meio barato, eles funcionam 24h e o motorista até te fala o ponto que está parando. Inclusive, aconselhamos turistas, ao entrar no ônibus, a dizer aonde vão ao motorista que o mesmo te informa na hora de chegada. Então por exemplo, se você vai à Coco Bongo, na hora que entrar no onibus avise ao motorista ”COCO BONGO” e quando chegar no ponto, ele avisa alto e você desce, tranquilo de que  está no local certo.

Valores de passagem de ônibus na Zona hoteleira: 12 pesos (menos que 1 dólar)
Valores de passagem de ônibus no Centro: 10 pesos 

Se locomover na Zona hoteleira a pé também é super tranquilo, seguro, porém as distâncias podem ser grandes de um ponto à outro. Mas em relação à segurança, pode andar tranquilo que a cidade é bem policiada e têm inúmeros turistas por todos os lados.

Também não recomendamos táxis pela Zona hoteleira, mais uma vez, eles não têm um preço fixo, são caríssimos e não existe taxímetro. Caso não tenha outro jeito, negocie antes de entrar no táxi para não ter surpresas.

Outra dica importante é: pague seu transporte em pesos porque para pagar em dólares o cambio não é bom. Eles dão troco em pesos e com o cambio que eles querem. Não existe uma regra certa para o tipo de câmbio e você, viajante, acaba perdendo dinheiro. 

Resultado de imagem para onibus cancun

Centro de Cancún:

Para sair da Zona hoteleira e ir ao Centro também é super descomplicado de ônibus: com 12 pesos e pegando qualquer ônibus sentido centro, você chega ao PONTO ZERO, ou km 0. Este km 0 fica passando a primeira Avenida principal do Centro, a Bonampak. Caso você vá pra qualquer local no Centro, pode ir até o km0, descer do ônibus ali e deste ponto, pegar um táxi.

Aí sim é o momento de pegar táxi! Em Cancún existe uma lei que não permite com que taxistas cobrem mais que 70 pesos em uma corrida no centro da cidade (o mesmo não é válido para a Zona Hoteleira!). Então você consegue rodar o centro, pegando táxis por cerca de 30,40 pesos tranquilamente. Pegue os táxis na rua mesmo, e negocie preço antes para evitar qualquer surpresa desagradável.

Pontos conhecidos no Centro: Walmart, Mercado 28:

Para chegar à estes pontos, você consegue ir direto, sem ter que descer no km 0. É só pegar qualquer onibus de LINHA R2, ainda na Zona hoteleira. Eles irão parar muito próximo ao Mercado 28 e muito próximo ao Walmart. E a regra é a mesma: avise o motorista e ele avisa quando estiver no ponto desejado. No caso do Walmart, por exemplo, é só descer do ônibus e atravessar a rua, e você verá o Walmart.

Playa del Carmen:

Para chegar à Playa del Carmen ou à Tulum, existem dois jeitos mais fáceis: contratar um translado privado direto com a agência que está organziando seus passeios e seus translados ou ir de ônibus.

Caso opte por ir de ônibus e esteja na zona hoteleira, é só pegar um ônibus da LINHA  R1 ainda na Zona hoteleira, e pedir pra descer na ADO (rodoviaria local). Eles param direto lá. Chegando na ADO, existem ônibus a cada 40-50 minutos para Playa del Carmen e a cada 1 hora para Tulum. O ônibus custa cerca de 80 pesos (somente ida), por pessoa.

Existe também a opção de ir de vans. Ficam do outro lado da ADO e custa metade do preço. Também saem a cada 30-40 minutos e o único lado negativo é que normalmente existem algumas filas para encarar até você conseguir pegar uma van.  As vans são menores e obviamente os locais preferem usar este transporte por ser mais em conta. Então elas vão lotadas e nem sempre é rápido para pegar uma.

Resultado de imagem para onibus cancun

Aluguel de carro:

Alugar um carro é dispensável para rodar pela Zona Hoteleira ou nos passeios. Na Zona hoteleira tudo se faz a pé ou de onibus e nem se quer tem muitos pontos para estacionar.  Os passeios, a maioria têm transporte. Pelo menos na Tio Nenê Tours, tem!
Existem lados positivos e negativos de alugar carro e os turistas acabam, em geral, não alugando porque não tem tanta necessidade além da polícia ser muito corrupta em Cancún e arredores. Para entender melhor sobre o aluguel de carros, seus lados positivos e negativos, clique AQUI.

E você que já veio pra Cancun, conte para nós como se locomoveu por aqui! Está vindo para cá e não comprou passeios ainda, não deixe de orçar os passeios conosco.

 

Link do Grupo no Facebook Viajar para Cancún: grupo onde compartilhamos dicas, informações e experiências de clientes e assessores da Tio Nenê Tours: CLIQUE AQUI

E-mail: contato@tionenetours.com.br

WHATSAPP:
+521 (998) 168.7790 (Isabella Grassitelli)
OBS: Sempre colocar o + na frente do 521

ASSESSORES NO BRASIL:
WhatsApp: (11) 99599-4375 (Liane Butin)

About the author: Tio Nenê Tours